Reggae por 24 horas: novidade da Virada Cultural 2010

Share/BookmarkCompartilhe

O palco instalado na Alameda Barão de Limeira reunirá a nata do ritmo de origem jamaicana. A abertura ficará por conta da Orquestra Brasileira Jamaicana que vem tocando clássicos da música brasileira em outros ritmos – claro, misturando elementos da música jamaicana de raiz, ska, rocksteady e early reggae. No repertório, há versões de “O Guarani” (Carlos Gomes), “Águas de Março” e “Garota de Ipanema” (ambas de Tom Jobim), além de “Carinhoso” (Pixinguinha). Por lá também passará o pessoal da Tribo de Jah, que já tem quase 20 anos de estrada. Com letras que levam mensagens de amor e paz e políticas sociais, a Tribo já se apresentou em todo o Brasil e também no maior festival de reggae do mundo, o Sunsplash, em 1995.

A formação original do Cidade Negra é outro grande destaque. Formada em 1986, no Rio de Janeiro, a banda soube adaptar o reggae jamaicano à linguagem brasileira. Com Ras Bernardo, primeiro vocalista da banda, o Cidade Negra tocará antigos sucessos, como “Sombra da Maldade”, “Girassol”, “O Pensamento” e “Firmamento”.

E os jamaicanos Clinton Fearon e Big Youth também se apresentam! Fearon foi vocalista e baixista da banda The Gladiators por 18 anos; em 1989, se desligou do grupo e participou da fundação de The Defenders. Big Youth, que trabalha hoje como DJ, causou polêmica, em 1973, quando mostrou pela primeira vez seus dreadlooks, algo atípico no cenário musical da época. Big Youth mescla perfomances com comentários sobre o cotidiano; ele fala por cima das letras de música – o que causou forte influência no surgimento posterior do rap, discurso rítmico criados nos Estados Unidos.

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Reggae por 24 horas: novidade da Virada Cultural 2010

  1. juliana silva disse:

    gostei muito deste ano ter raggae. amo essa cdategoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s